sábado, 12 de novembro de 2011

A paixão pelo Rio Tietê

Uma das coisas que mais me chamam a atenção no jornalismo é a oportunidade de conhecer pessoas que vivem realidades diferentes. Para o repórter, fazer uma entrevista é muito mais do que simplesmente cumprir o seu trabalho. Algumas experiências ficam guardadas e cada uma traz uma história diferente.

Estou no telejornalismo há pouco mais de dois anos. Pouco tempo, sem dúvidas, mas o suficiente para adquirir experiências e visualizar o jornalismo como uma verdadeira missão. Comecei na redação fazendo pauta, ronda e atendendo ligações... Aprendi a lidar com as pessoas e fui desenvolvendo algumas habilidades. Senti na pele a pressão dos momentos que antecedem o fechamento dos telejornais. Ótimas oportunidades, com certeza.

Na rua, a dimensão dos acontecimentos é ainda maior. Neste curto período em que atuo como repórter, já fiz diversas matérias que me chamaram a atenção. Uma delas foi sobre o aniversário do Rio Tietê, comemorado no mês de outubro. O trecho que passa pela região de Araçatuba esbanja beleza. O paulistano que passa por aqui, certamente, não acredita que as águas são do Tietê. E com razão: em São Paulo, o rio é muito poluído.

Mas não foram apenas as águas cristalinas do Tietê que me chamaram a atenção neste VT. Na verdade, o que justificou a matéria foi a rotina de um casal que vive das riquezas desse rio. “Seu” Ireno e dona Iaci moram numa casinha simples, literalmente debaixo da ponte. Eles vivem da pesca e do amor que sentem por aquele lugar. São pessoas humildes, simples e que moram ali por opção mesmo. Receberam-me muito bem na casa deles. Vejam na reportagem que está logo abaixo. As imagens são de Paulo Oliveira e a produção é de Thiago Vasconcelos.

2 comentários:

Thiago Vasconcelos disse...

Tive a oportunidade de conhecer esse casal...só posso confirmar suas palavras! Quando eles falam do Rio Tietê, é como se estivessem falando de um mebro da família de tanto amor que sentem!
Na oportunidade eu queria parabenizar pelo ótimo VT! Parabéns Lucas pelo ótimo profissional que é!

Blog do Iranilson disse...

PARABÉNS MEU QUERIDO AMIGO! É BOM TÊ-LO DE VOLTA AQUI. SINCERAMENTE ACHO QUE NÃO DEVIA MUDAR A "CARA" DO BLOG. O ANTERIOR PARA MIM ERA LINDO. MAS O IMPORTANTE É V. ESTAR AQUI SEMPRE. ABRAÇO E SUCESSO!