segunda-feira, 16 de abril de 2012

De frente com Joseval Peixoto

Já estávamos prontos para a primeira parte do nosso trabalho: entrevistar o jornalista Joseval Peixoto, âncora do SBT Brasil, principal telejornal da emissora. Ele já havia chegado à redação e estava em um computador mexendo nas primeiras laudas do jornal.
Joseval Peixoto durante entrevista

Fomos apresentados a ele. Explicamos o objetivo do trabalho e o motivo pelo qual gostaríamos de tê-lo participando. Estávamos diante de um dos profissionais mais respeitados da imprensa brasileira. São anos dedicados ao radiojornalismo e, agora, mais recentemente, à televisão.

Joseval é âncora do Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, e desde o ano passado assumiu a bancada do SBT Brasil, ao lado de Rachel Sheherazade. Aos 73 anos, ele foi uma das apostas de Silvio Santos na tentativa de mudar a cara do jornalismo da emissora. Quem acompanha o telejornal sabe que a principal característica do noticiário é a opinião dos âncoras diante dos fatos mais importantes.

Eu e o jornalista Joseval Peixto, âncora do SBT Brasil
O bate-papo com o Joseval durou quase uma hora. Fomos até o camarim para gravar a entrevista. Durante a conversa, ele falou sobre as experiências que teve ao longo da carreira e destacou a importância do jornalismo político para a formação da democracia. Foram momentos importantes para nós, jornalistas em início de carreira, e estudantes. O contato com quem tem experiência, muitas vezes, vale bem mais do que a teoria aprendida em sala de aula.

Não estou dizendo que ela, a teoria, não serve pra nada. Pelo contrário, é fundamental. Mas quando se tem a oportunidade de conversar com profissionais que vivem o dia a dia da profissão e trazem na bagagem grandes acontecimentos, a sensação que temos é de que nossa mente se abre para outros caminhos. Passamos a vislumbrar um mundo que ainda não é nosso, mas que pode ser um dia. Basta ter coragem e força de vontade!

Ainda preciso contar como foi a experiência de conhecer Carlos Nascimento, um dos maiores jornalistas do País. Fique de olho no blog!

7 comentários:

Thiago Vasconcelos disse...

É Lucas, o contato com estes profissionais nos oferecem muito ensinamento! A teoria da faculdade é importante, mas aliada a essas experiências, fica bem melhor!!
Estou esperando o texto sobre o Nascimento eim...

Unknown disse...

Meu jovem amigo Lucas. gostei de ler os relatos de sua visita ao SBT, em Osasco. Estou muito feliz pela sua alegria e por seu sucesso. Não me surpreenderei quando te ver ocupando espaços tão importantes quanto os seus entrevistados estão ocupando hoje. Você já tinha, desde muito menino, a marca da promessa no jornalismo. Parabéns e sucesso sempre. Que Deus continue abençoando-o grandemente e lhe proporcionando bençãos sem fim. Um grande abraço. Lembranças a família. Saudade.....

Lucas Matheus disse...

Com certeza, Thiago! Devemos nos espelhar em profissionais como os que entrevistamos. São pessoas que têm muito o que ensinar!

Lucas Matheus disse...

Teixeira, que surpresa boa! Muito obrigado pelas palavras e por confiar em mim. Estou vivendo um momento muito importante da minha vida. É a realização de um sonho! Só tenho que agradecer a você e a todos que confiaram em mim logo que cheguei na TV. Espero que esteja bem, meu amigo! Abraço forte!

marcia disse...

ola LUCAS PARA VC CHEGAR ONDE VC CHEGOU NAO FOI NADA FACIL NÉ?CONTINUE LUTANDO VC MERECE!ABRAÇOS

Lucas Matheus disse...

Olá, Márcia! Muito obrigado pela visita. Espero que volte sempre ao blog. Estou caminhando ainda, mas já tive e continuo tendo muitas oportunidades. Obrigado pela torcida, viu. Abração!

Cidadão disse...

Jornalistazinha de quinta categoria, metido e demagogo, não passa de um imbecil e ignorante, muito mais pelo comentário que fez na merda do jornal do sbt nesta noite com relação aos Bancos e Bancários. O Sr. Joseval é um perfeito exemplo de idiota que por estar atrás da câmeras se acha o tal.
Vai pro asilo Sr. Joseval Peixoto, vá fazer comentários esdruxúlos aos seus parceiros imbecis e ignorantes. Patético é o que o Sr. é, vai encher o saco da sua mãe se não tem o que fazer. Por favor, seja útil e justo com as pessoas, se aposenta e cai fora. Falando em sbt, e o PANAMERICANO que o sr. Sílvio Santos roubou de todos e se fez de ignorante???? Porque não falou do Banco dele??? hein seu imbecil?