terça-feira, 27 de março de 2012

Oportunidades!

Depois de trabalhar com jornalismo na escola, fazendo rádio e jornal, outras portas se abriram. Com 15 anos, tive meu primeiro contato direto com o público, estreando a coluna “Fala Sério” no jornal Folha da Região de Araçatuba. A proposta era discutir temas relacionados ao público jovem. O espaço era publicado semanalmente, às quintas-feiras. Até então, a Folha não tinha uma coluna voltada a jovens e adolescentes.

O primeiro artigo publicado
na coluna falava sobre liberdade
Para falar a verdade, não sei o que me inspirou a procurar um espaço no jornal. Só sei que me propus a encarar este desafio. Depois, fiz a proposta à Folha. No início, meu objetivo era escrever artigos diversos sobre atualidade. Montei um projeto explicando qual era a minha ideia e encaminhei alguns textos para demonstração. Pouco tempo depois, tive uma resposta. A editora-chefe me propôs um espaço segmentado, num momento em que o jornal se preparava para apresentar novos produtos editoriais.

Não pensei duas vezes em aceitar o trabalho. Naquele momento, minha missão era pensar em como atrair os jovens por meio da leitura. Comecei a pesquisar assuntos relacionados ao meu público para ter noção do que abordar na coluna. Devo confessar que a escolha dos temas não era uma tarefa fácil. Tive que me adaptar também. Passei a tratar de assuntos que, até então, nem eu mesmo sabia. A linguagem dos textos era diferente. Nada de palavras difíceis ou expressões pouco conhecidas.

Meu primeiro artigo foi publicado no dia 1º de março de 2007. Falei sobre liberdade, destacando a importância de uma relação mais próxima entre pais e filhos. A repercussão foi incrível. Ao longo do tempo em que permaneci na Folha como colunista, recebi diversas demonstrações de carinho. E sabe o que mais me chamava à atenção? Todos os e-mails que recebia eram de pessoas mais velhas. Gente que admirava um jovem de 15 anos escrevendo para um jornal ao invés de jogar bola. Sempre fiz questão de responder a todos, porque aquilo me enchia de orgulho e motivação.

Voto de aplauso recebido da Câmara Municipal de Araçatuba
Na escola, meus textos eram comentados em sala de aula. Lembro-me que o professor de gramática chegou a usar um dos artigos em uma prova de análise sintática. Além disso, ser colaborador da Folha me rendeu até um Voto de Aplauso da Câmara Municipal de Araçatuba. Na época, o então vereador Luciano Gomes propôs a homenagem, que foi subscrita por outros dois parlamentares.

Tive ótimas oportunidades e sempre busquei aproveitá-las. Dizem por aí que “um cavalo selado não passa duas vezes pela mesma porta”. Por isso, é importante que a gente saiba aproveitar com sabedoria as oportunidades que aparecem na nossa vida. Hoje, aos 20 anos, e com algumas metas já realizadas, percebo que ter começado, assim, tão cedo não me prejudicou em nada. Pelo contrário, só me fez crescer e entender as coisas como elas, realmente, são. Que venham mais e mais oportunidades!

6 comentários:

Cláudio Henrique disse...

Irmão, apenas os apaixonados pela comunicação conseguem tamanhas vitórias, pois o jornalismo é a arte de superar as dificuldades e renunciar até mesmo a nós para levar a informação e a opinião. Um abraço amigo. Tens meu respeito e admiração.

Lucas Matheus disse...

Claudinho, obrigado pela visita, brother! Vc tem razão... Por isso bato na tecla de que jornalismo não é apenas técnica. Jornalismo é uma paixão, um dom. Sabe que também te respeito... Valeu pelo comentário! Abraço.

Thiago Vasconcelos disse...

É meu irmão...uma das coisas que aprendi com vc foi agarrar as oportunidades mesmo! Isso você sabe fazer bem...
Sempre brinco que nasceu envolvido em um jornal...rs...Você respira isso, é muito bacana...não é à toa que se tornou esse ótimo profissional!! Parabéns!
Abraçoo!!

Lucas Matheus disse...

Obrigado pela vista e por suas palavras, Thiago! Tem se mostrado um ótimo profissional e não tenho dúvidas de que grandes oportunidades virão pra vc. Aliás, aos poucos, elas já estão surgindo... Aproveite-as com sabedoria!

Thiago Vasconcelos disse...

Obrigado pelas palavras também! Deus te abençõe muitoo!!

Anônimo disse...

"Por isso, é importante que a gente saiba aproveitar com sabedoria as oportunidades que aparecem na nossa vida." Gostei muito deste texto em particular, pois alem de mostrar quem vc realmente é, ele também da pistas para outras pessoas, principalmente os/as jovens! Ler esta pagina é sempre enriquecedor! Recomendo e parabenizo você Lucas pelo trabalho e pela pessoa que és!
Sucesso e que Deus ilumine sempre seus passos e escolhas!