domingo, 23 de setembro de 2012

Jogo de cintura

Ter jogo de cintura para lidar com situações embaraçosas é fundamental para quem trabalha com jornalismo. Na televisão, por exemplo, o profissional deve estar sempre atento para evitar constrangimentos. E esta regra não vale somente para quem aparece no vídeo. Por trás das câmeras, o jogo de cintura se faz necessário diariamente.

Mas para quem está à frente de um programa jornalístico exibido ao vivo, o improviso e a sensatez são características que devem andar de mãos dadas. Problemas técnicos acontecem e podem pegar o profissional desprevenido. Mas isso é o de menos. O problema maior é quando o entrevistado não se porta da maneira adequada.

Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o candidato a prefeito Fernando Chiarelli (PT do B) mostrou como um político não deve se comportar numa entrevista cujo principal objetivo é o debate de ideias. Durante a participação dele no Jornal da EPTV, afiliada da Rede Globo, os dois apresentadores tiveram trabalho para conter a falta de educação do candidato. Tirei o chapéu para os jornalistas. Apesar da “saia justa”, eles souberam se posicionar diante da situação.

Talvez você já tenha visto este vídeo. Caso não tenha assistido, veja. Ele tem pouco mais de oito minutos, mas vale à pena. Observe que o equilíbrio e a sensatez que faltam ao candidato sobram aos jornalistas. 

3 comentários:

Thiago Vasconcelos disse...

A pergunta que faço.. Como um senhor como este, descontrolado, pode administrar uma cidade? E ainda, como pode ter chegado ao cargo de Deputado? Ainda existem pessoas que votam nele.
Complicado!
Uma coisa é admirável é a sensatez dos jornalistas em tentar controlar o candidato. Eles mantiveram a postura acima de tudo! Parabéns a eles!

Rogério Potinatti disse...

Concordo que os colegas se posicionaram bem... Mas acho que eles poderiam ter chamado a atenção do candidato, para que as ofensas pessoais fossem diminuídas, afinal, o objetivo ali era simplesmente levar ao telespectador as propostas, como os outros candidatos o fizeram... Parabéns por suas colocações e pelo blog. Abraços!

Eduardo Kotaki disse...

A orientação que nós, das afiliadas da Rede Globo, estamos recebendo pra reforçar o que já sabemos é que, se necessário devemos encerrar a entrevista. Como o seguinte exemplo:

"Candidato, o senhor deve se concentrar nas suas propostas.
(Se insistir) - Candidato, o seu microfone está sendo cortado agora.
Chama comercial e lembra que o espaço é aberto a debate de ideias.
Ver se volta.
Se ele continuar, encerra".