sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Basta apenas um clique!

A internet mudou o perfil do jornalismo. Basta apenas um clique para ter acesso a uma infinidade de informações. São notícias que surgem minuto a minuto, possibilitando ao internauta a possibilidade de estar sempre por dentro das novidades. Mas, afinal, será que os profissionais da imprensa estão preparados para esta realidade?

Para a jornalista Thaís Naldoni, especialista em jornalismo digital, muitos profissionais ainda não se deram conta da importância de valorizar o conteúdo online. Atualmente, Thaís é gerente de jornalismo da Imprensa Editorial Ltda. Nesta quinta-feira (04), ela esteve ministrando palestra para os alunos de comunicação do Centro Universitário Toledo, encerrando a 12ª edição da Secomt (Semana de Comunicação Toledo).
Thaís Naldoni: "Jornalismo na era digital" (Foto: Ariadne Bognar)
Com o tema: “Jornalismo na era digital”, Thaís falou sobre as principais características do conteúdo de internet. Algumas técnicas são importantes para garantir seriedade e comprometimento na divulgação da notícia. Cabe ao jornalista estar preparado. A apuração deve ser rápida, mas não superficial. O repórter tem que estar sempre antenado, mostrar agilidade na redação das matérias, saber se comunicar, escrever corretamente e manter o hábito da leitura.

Ler é imprescindível para quem atua no jornalismo. Seja lá qual for a área, o profissional deve estar sempre ligado às principais informações. Para não escrever besteiras, o jornalista deve ter repertório e responsabilidade ao checar uma informação. CTRL C e CTRL V não cola, é furada! Aliás, chega a ser uma prática desonesta com o público. Muitos erros já foram noticiados por causa disso. Jornalista preguiçoso é o que há!

Thaís durante palestra (Foto: Ariadne Bognar)
A internet tem dado ao jornalismo uma nova característica. As próprias emissoras de televisão, jornais impressos e revistas estão apostado no conteúdo digital. Além disso, as redes sociais também estão impulsionando a divulgação de notícias. No entanto, é preciso ter cuidado para não cometer exageros. Além da atenção ao conteúdo das informações que são divulgadas, é preciso não extrapolar os limites na hora de postar fotos, pensamentos e opiniões nas redes.

A ascensão da internet trás com ela muitos desafios. É importante estar atento e se preparar para as novas atribuições. Dizer que o conteúdo digital vai engolir as mídias impressas é exagero. Penso que o mundo online vem apenas para acrescentar, seja no desenvolvimento de jornais, revistas ou na produção de programas de rádio e televisão. Prefiro acreditar no jornalismo que completa, não naquele que subtrai. Até porque, para mim, o jornalismo sério só acrescenta. O profissional que não tiver preguiça, certamente, vai sobreviver às constantes oscilações do mercado. Isso é fato.

Nenhum comentário: