terça-feira, 2 de outubro de 2012

Desafios do jornalismo econômico na era da internet

O jornalismo econômico na era da internet. Este foi o tema da palestra ministrada pela jornalista Ana Clara Costa, editora-assistente de Economia e Negócios do site da revista Veja, aos alunos do curso de comunicação do Centro Universitário Toledo. O encontro faz parte da 12ª edição da Secomt (Semana de Comunicação Toledo).
Ana Clara Costa durante palestra (Foto: Ariadne Bognar)
Formada pela Mackenzie, Ana é especializada na cobertura da área econômica. Trabalhou para as editorias de Finanças, Negócios e Macroeconomia das revistas Istoé, Istoé Dinheiro e Exame. Durante a palestra, a jornalista destacou os principais desafios da carreira. Segundo ela, o jornalismo econômico é o segmento que mais oferece oportunidades, devido às amplas possibilidades de cobertura.

Para Ana Clara Costa, jornalismo econômico é sinônimo de oportunidades (Foto: Ariadne Bognar)
A jornalista falou também sobre a consolidação do Brasil como potência econômica. “Tudo o que acontece no Brasil é noticiado lá fora”, disse. “É um Brasil diferente que está sendo notado pelo mundo”, destaca. Por isso, a responsabilidade do jornalista desta área é imensa, sobretudo, após a ascensão da internet como meio de divulgar informações.

O profissional deve saber lidar com uma questão importante: velocidade x apuração. A instantaneidade exige do jornalista agilidade com a notícia. No entanto, isso não pode prejudicar o processo de apuração. Antes de qualquer publicação, é preciso ter a certeza de que a informação está correta e de que não irá prejudicar terceiros.

Ana Clara Costa: "Tudo o ue acontece no Brasil é noticiado lá fora" (Foto: Ariadne Bognar)
A linguagem também é outro fator de destaque na abordagem. Cabe ao profissional que cobre economia explicar o fato de maneira clara, sem o uso de termos muito técnicos. O leitor, seja de impresso ou de internet, não é obrigado a entender o “economiquês”. Está aí um dos principais desafios: informar, de maneira responsável, por meio de uma apuração minuciosa, que faça com que o público interprete, pense, analise e se intere dos acontecimentos.  

Nenhum comentário: