segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quem tem medo do TCC?

Logo, logo vou estar no meu último ano de faculdade. Faltam apenas alguns meses para 2013 chegar trazendo novas responsabilidades. Se por um lado já penso em respirar mais aliviado, por outro, sei que a correria será ainda mais intensa. É que o tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) se aproxima.

Com ele, surgem diversas dúvidas: que tema escolher? Com quem fazer? Quem será o orientador? Parece difícil. E de fato é! Fazer um bom trabalho está longe de ser tarefa fácil.

Mas algumas dicas são importantes para os universitários que terão de passar por isso. Nesta segunda-feira (01), foi aberta a 12ª edição da Secomt (Semana de Comunicação Toledo), do Centro Universitário Toledo. Até o dia quatro deste mês, nomes importantes do jornalismo estarão ministrando palestras para os estudantes da instituição.
Abertura da 12ª Secomt (Foto: Ariadne Bognar)
 Hoje, foi a vez do jornalista Luís Joly falar sobre o tema: “O TCC pode ser um projeto de sucesso”. Formado pela FIAM e pós-graduado pela faculdade Cásper Líbero, ele é autor de três livros-reportagem, sendo o primeiro deles, “Chaves: foi sem querer querendo?”, resultado de seu TCC em co-autoria com outros dois colegas de curso.

O livro aborda as razoes para o sucesso da série mexicana no Brasil e esteve entre os mais vendidos em 2005. Hoje, está na quinta edição, com versões sempre atualizadas. O jornalista ainda escreveu uma sequência para a obra, dessa vez abordando a série “Chapolin”, e em 2007, editou mais um livro-reportagem sobre “Os Trapalhõs”.  Sim, todo esse sucesso depois de apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso.

Livro-reportagem sobre a série "Chaves"
Joly falou à respeito dessa experiência. Deu orientações para que o TCC não se seja, apenas, um trabalho obrigatório para concluir o curso. A dica é desenvolver um estudo a respeito de um tema que desperte a paixão. Algo inovador, diferente, que surpreenda. Algum assunto capaz de unir a paixão e a seriedade.

July: "O TCC pode ser um projeto de sucesso" (Foto: Ariadne Bognar)
Segundo ele, o ideal é fazer o trabalho em grupos pequenos, com pessoas sérias, responsáveis e que tenham afinidade. Mas ele alerta: “Não espere dos outros o mesmo comprometimento que você tem”. Quer dizer, uma discussãozinha sempre vai ter, não tem jeito. Mas existem formas de evitá-las, escolhendo bem os companheiros de TCC.

TCC: paixão e seriedade devem caminhar juntas (Foto: Ariadne Bognar)
Ah, um bom orientador também é fundamental para que o trabalho não pare na metade. É preciso estar em sintonia com o professor. A palestra de Joly veio em um momento importante para mim. Apesar de já estar no mercado de trabalho, corro todos os dias para dar conta de cumprir com as responsabilidades da faculdade. Afinal, a formação é um diferencial. O conhecimento adquirido a partir da própria pesquisa e do conteúdo passado em sala de aula contribui bastante para que o profissional atenda às exigências do mercado.

Nenhum comentário: