terça-feira, 17 de abril de 2012

De frente com Carlos Nascimento

Depois de conversar com Joseval Peixoto, continuamos perambulando pelo SBT. Acredite, passamos o dia todo andando pelas dependências da emissora e, ainda assim, não foi possível conhecer tudo de tão grande que é! Estávamos ansiosos para mais essa experiência. Não é todo dia que se tem a oportunidade de conversar com um dos profissionais mais respeitados do jornalismo brasileiro.

Carlos Nascimento durante entrevista
Nascimento tem passagens importantes por outras emissoras. Na Rede Globo foi repórter e apresentador; passou pela TV Cultura, Rede Record e TV Bandeirantes. Quando chegou ao SBT, passou a apresentar alguns telejornais da emissora, até chegar ao principal noticiário da Casa, o SBT Brasil. Atualmente, ele é âncora do Jornal do SBT Noite. Imagine a sensação de estar diante de um profissional com tamanha experiência.

E para o nosso trabalho de jornalismo político, Nascimento traria uma grande contribuição. Entre as grandes coberturas que já fez, estão o funeral do presidente eleito Tancredo Neves, o julgamento de impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, a posse de Fernando Henrique Cardoso, Lula, e vários outros acontecimentos. Isso sem contar as entrevistas com grandes personalidades e os comentários sempre afiados.

Eu ao lado do jornalista Carlos Nascimento
Assim que chegou à redação, Nascimento foi para sua sala. Fomos apresentados a ele e, novamente, falamos sobre a proposta do nosso trabalho. Ele nos levou para uma sala de reuniões e ficamos mais de meia hora conversando sobre vários assuntos relacionados ao jornalismo. Aproveitamos para fazer perguntas e contar um pouco da nossa realidade aqui no interior. Mas nem foi preciso contar muita coisa. Ele sabe mais daqui, do que nós mesmos. É um homem vivido, articulado e bastante inteligente.

Só fomos gravar nossa entrevista com ele à noite, depois que a redação estava mais “quieta”. Neste intervalo de tempo continuamos andando e tirando fotos de tudo o que víamos pela frente. Conseguimos até assistir o primeiro bloco do SBT Brasil no estúdio. Como é incrível a adrenalina de um telejornal ao vivo. Aquele corre-corre me deixa impressionado. Para quem gosta de TV, não tem nada melhor.

Pouco tempo depois, fomos gravar com o Nascimento. Prestamos bem a atenção nas respostas dele. Todas curtas e bem articuladas. Talvez, naquele momento, a nossa ficha ainda não tinha caído. Estávamos sabatinando um importante jornalista brasileiro, que, simplesmente, transbordava conhecimento. Mais importante do que o nosso trabalho de faculdade, era a oportunidade que estávamos tendo. Logo comecei a notar que minha mente estava mais aberta e que meus olhos começavam a se voltar para uma realidade que, até então, eu desconhecia. 

Um comentário:

Thiago Vasconcelos disse...

É...quem diria né..nós ao lado deste grande profissional da comunicação! Uma conversar que com certeza nos trouxe muito ensinamento!
Mais uma para nossas experiências no SBT!