sexta-feira, 6 de julho de 2012

O trânsito não é só seu!

Meu pai sempre disse: "Dirija por você e pelos outros"
A frota de veículos cresce assustadoramente. Com ela, aumenta também o sentimento de insegurança no trânsito. É cada vez mais comum encontrar pelas ruas motoristas irresponsáveis que mais parecem estar brincando de dirigir.

Quem mora em Araçatuba sabe que por aqui o trânsito é complicado. Além do grande número de carros e motos, tem ainda a falta de vagas para estacionar no centro da cidade. Isso, claro, sem contar os “espertalhões” do trânsito, os que se acham mais bonitos que os outros. Mas isso é um problema que tem em todo lugar. Só não deveria ter!

Aquela história de que o motorista precisa dirigir por ele e pelos outros é verdade. Meu pai sempre disse isso e tenho percebido esta realidade na prática. Tenho a impressão de que dar seta, por exemplo, é algo completamente fora de moda para alguns condutores. A novidade agora é adivinhar quando o veículo da frente vai virar!

Isso sem contar os que abrem a porta do carro de uma vez numa avenida movimentada, ciclistas e motociclistas que costuram o trânsito, pedestres desatentos que atravessam a rua sem olhar e os próprios motoristas que, muitas vezes, parecem se esquecer de acessórios como seta e retrovisor.

Não é fácil dirigir. O trânsito está cada vez mais complicado, mas não, apenas, por causa da frota que está maior. A imprudência e a falta de gentileza são as principais responsáveis por essas complicações. Não existe trânsito seguro sem pessoas conscientes. Por isso, bom mesmo é deixar de olhar o próprio umbigo e passar a prestar mais atenção nos outros.   

Um comentário:

Thiago Vasconcelos disse...

Andar no trânsito de Araçatuba está se tornando algo impossível. Quando o assunto é o centro da cidade...temos que firmar na paciência, porque do contrário...
O que mais revolta é a imprudência de certos motoristas...e é ai que entra o que vc disse: Temos que dirigir por nós e pelos outros...é bem por aí!
Está complicado demais..